segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA CHEGA À 5ª EDIÇÃO E MOVIMENTA POR CINCO SEMANAS A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA CIDADE


Evento traz 42 atrações nas áreas das artes visuais, cinema e vídeo, dança, gastronomia, literatura, moda, música, teatro e ecologia, novidade desta edição.

O Verão Arte Contemporânea (VAC), idealizado e realizado pelo Grupo Oficcina Multimédia, em parceria com a Mercado Moderno, chega em 2011 à 5ªedição. Entre os dias 15 de janeiro e 20 de fevereiro 42 grupos e artistas se apresentarão em 24 espaços públicos e culturais de diversas regiões de Belo Horizonte. A comemoração dos cinco anos do evento inclui uma confirmação da expansão deste projeto que propõe uma boa amostra da multidisciplinaridade artística contemporânea. O VAC 2011 é apresentado pela Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura e apoio da Belotur.  
O evento mantém o enfoque sobre a produção mineira e o caráter de renovação, priorizando atrações recentes e pouco apresentadas. “O VAC oferece um recorte da criação cultural mineira e sugere um novo olhar sobre a produção contemporânea. O projeto promove, na quinta edição, a diversidade de linguagens e oferece inovações, como a incorporação da ecologia e a continuidade de áreas que foram incluídas no ano passado, como a literatura e a gastronomia”, destaca Ione de Medeiros, diretora do Grupo Oficcina Multimédia e idealizadora do Verão Arte Contemporânea.
 A diretora destaca ainda que o VAC mantém o ineditismo das obras apresentadas, pois nenhum  dos trabalhos deste ano foi apresentado nas edições anteriores. E enfatiza o objetivo do evento de reforçar a identidade cultural da cidade, incluindo na programação, trabalhos de pesquisa e propostas autorais que priorizam manifestações genuínas brasileiras e o pensamento contemporâneo. “A proposta do festival é oferecer trabalhos instigantes, cujas linguagens representem o que há de inovador na arte local. O evento ainda é o lugar de experimentar, fugir do convencional, dando visibilidade a novos grupos e artistas que priorizam propostas originais e que têm reconhecido histórico cultural. Uma mescla de novos e antigos”.  
Para alcançar um público cada vez maior, o Verão Arte Contemporânea promove a descentralização da produção artística ao ocupar a região central de Belo Horizonte e vários galpões culturais localizados em bairros afastados do centro. “Nesta edição, o VAC ganhou novos parceiros que enxergaram a qualidade e a credibilidade do evento”, reforça Ione de Medeiros, citando alguns exemplos como o CentoeQuatro Espaço Cultural, o JA.CA, o Teatro Alterosa, a Mini Galeria, o Teatro Dom Silvério, entre outros. O VAC terá algumas atividades com Entrada Franca como mostras de vídeos e exposições.  
Neste ano, 30 grupos, receberão cachês do VAC. Participarão da 5ª edição artistas vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Nova York, Espanha, Argentina e Portugal, comprovando a importância cultural e a expansão do evento. Além da visibilidade proporcionada pela dimensão do evento, todos os grupos e artistas recebem a bilheteria integral de suas apresentações. Para os organizadores, o festival também pretende estimular o turismo na cidade durante o verão, colaborando para a construção de um novo paradigma para a capital mineira que já se consolidou na área de turismo de negócios.
ABERTURA__________________________________________________________ 
Na abertura do VAC que acontecerá no dia 15 de janeiro de 2011, no Museu Inimá de Paula, somente para convidados – música, intervenções cênicas, vídeo, moda e uma exibição de fotografias da retrospectiva dos quatro anos do VAC, ilustrarão a idéia do evento. A obra “A Árvore Vermelha”, do artista holandês Piet Mondrian, será homenageada no evento, pois simbolicamente ela propõe uma reflexão sobre a ecologia na modernidade. A novidade deste ano, para a abertura, é o Verão Bazar com peças criadas a partir de referências artísticas. O artista plástico Marcos Brias também estará presente na abertura com obras inéditas.O grupo Sonante 21 também se apresentará na abertura. Criado por Fernando Rocha, no programa de Mestrado em Música da UFMG, o grupo se dedica à pesquisa e à performance de obras de autores contemporâneos, sobretudo estréias mineiras ou brasileiras de obras significativas da música contemporânea. O repertório do grupo inclui obras de George Crumb, Steve Reich, Luciano Berio, Brian Feynerhough, Magnus Lindberg, Frederic Rzewski e Sílvio Ferraz.
ATRAÇÕES DO VAC____________________________________________________________
No dia 16 de janeiro, na Galeria Mari’Stella Tristão, o festival inaugura a 5ª edição com a exposição “Grafitti Sem Limite”, realizado pela Mini Galeria e a Detono Grafitti. Entre os dias 16 e 26 deste mês, o local funcionará como um espaço aberto a intervenções: “Qualquer pessoa poderá ir até a exposição e fazer sua intervenção, assim como é feito nas ruas, sem regras estéticas. Levando a rua para dentro da Galeria”, explica Jonnatha Horta Fortes, integrante do GOM.
No dia 26, quando provavelmente o local estará coberto por Grafittis e intervenções de diversos tipos, a exposição será aberta e será exibido em vídeo todo o processo registrado durante a temporada. Neste dia a exposição se encerra com uma festa envolvendo música, dança de rua e intervenções na mesma perspectiva de focalizar a produção da rua. 
Na mesma data da inauguração da 5ª edição do VAC o Museu Inimá de Paula recebe o trabalho do artista Marcos Brias. 
Ao longo da vasta programação, que dura mais de um mês, o VAC irá receber ainda as companhias de dança, Companhia Suspensa, Adriana Banana & Clube Ur=H0r, Meia Ponta Cia. de Dança, Coletivo Black Horizonte, Cia. Mario Nascimento, Dani Lima e Convidados e Cia. Vitrola Quântica. As companhias de teatro que farão parte do VAC são: Grupo Oficcina Multimédia, levando um espetáculo teatral para a galeria Mari’Stella Tristão, Grupo Espanca! + Grupo XIX de Teatro, Bar de Papo, Oficinão 2010 Galpão Cine Horto, Cóccix Companhia Teatral, Mayombe Grupo de Teatro, Cia. 2 de Teatro, MYBÁ Produções, Quem somos nós?, Cia. de Teatro Arlecchino, Grupo Teatro Invertido e Grupo Set.
A música será representada pelos artistas Luca Mundaca, Mestre Jonas, Juliana Perdigão e os oito e ½, Sergio Pererê, Frito na Hora, Espaço Santa Catarina Soul, Rufo Herrera e Quinteto Tempos, Família de Rua, Chico Amaral Quarteto, Berenice Menegale, Não Onda e a Orquestra de Sopros FEA.  Participam também as exposições Fluxo – Espaço – Ocupação, do JA.CA, Mini Galeria e Detono Grafitti, Marco Brias e o Inhotim. A Leite Filmes promove a II Mostra de Cinema. Com curadoria de Sávio Leite e do Grupo Oficcina Multimédia, a mostra trata de semelhanças e especificidades da linguagem audiovisual em filmes que dialogam no eixo da cultura, da arte e do poder. Serão exibidas ainda curtas e longas-metragens de jovens talentos e consagrados diretores cinematográficos brasileiros.
A literatura continua na programação do VAC. Wilmar Silva traz para Belo Horizonte o encontro Portuguesia Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas, que acontece anualmente na Casa Museu Camilo Castelo Branco, em Portugal e que em 2011 integra a programação do VAC abrindo espaço para as línguas da poesia em Minas Gerais, em diálogo com o Brasil, a América, a Europa e a África.
 O CentoeQuatro Espaço Cultural será responsável pela gastronomia, oferecendo pratos originais e saborosos cafés. Já a ecologia fica a cargo do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. O espaço, que ocupa uma área verde de 600.000 metros quadrados, na região leste de BH, vai oferecer várias atrações e descontos no valor da entrada durante o Verão Arte Contemporânea. “A gente quer fazer um apelo ecológico. O público, durante o VAC, vai poder visitar o Jardim Botânico e ver as suas atrações com um desconto na entrada”, conta Ione de Medeiros.  
Outro destaque do VAC é o Duelo de MC’s, que acontece normalmente debaixo do viaduto Santa Teresa. Durante o Verão Arte Contemporânea, as rimas serão levadas para o Grande Teatro do Palácio das Artes. Junto com o Duelo intervenções de DJs, skatistas e grafitteiros também acontecerão no local. “A nossa idéia é levar o Duelo de MC’s para um público que não esta acostumado a ver esse tipo de arte e, ao mesmo tempo, diversificar o local de apresentação dos artistas”, explica Ione de Medeiros.
ATRAÇÕES DO VAC NO TEATRO DO Oi FUTURO KLAUSS VIANNA____________________
Apresentação: 10 a 13 de fevereiro
Um lugar que ainda não fui, Meia Ponta Cia de Dança: O espetáculo se desenrola no sentido de que só é possível absorver conhecimento, viajando pelos mares do mundo. Tendo como ponto forte o uso recorrente de objetos intrínsecos ao universo infantil, a Meia Ponta Cia de Dança propõe a imersão do público em um espaço, onde a organização está em segundo plano e o importante mesmo é entender que brincar é uma das possibilidades de perceber o mundo, o outro e a si mesmo.
Horário: quinta e sexta às 15h; sábado e domingo às 16 horas. Na quinta e na sexta as apresentações são fechadas para escolas. Somente para as apresentações de sábado e de domingo serão vendidos ingressos.
Duração: 60 min.
Classificação: Livre
Apresentação: 22 a 23 de janeiro
Alma grande, Sergio Pererê: É resultado de uma apresentação realizada em agosto de 2009, na Biblioteca Pública Municipal de Belo Horizonte, e faz um passeio pela obra de Sérgio Pererê. O CD traz composições dos dois discos solo, Linha de Estrelas (2005) e Labidumba (2008). 
Horário: sábado às 21h e domingo às 19h
Duração: 60 min.
Classificação: Livre
Apresentação:  19 e 20 de janeiro
Espetáculo Escapada, Cia Mário Nascimento : É a fuga do homem das grandes metrópoles, das massas humanas. É o homem sufocado fisicamente e psicologicamente. É o homem sem saída a procura do lugar, do espaço. É fugir de si mesmo e dos seus fantasmas, da opressão do mundo moderno, da tecnologia e da falta de tempo. Escapada é o Carona que não sabe para onde vai. É a visão e a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga.
Horário: 21h
Duração:  1hora
Classificação indicativa: livre
Apresentação:  16 a 20 de fevereiro 2010
Marcha para Zenturo, Grupo XIX de teatro (SP) e do Espanca!(MG) - O que acontece quando cinco amigos, que eram inseparáveis, se encontram? Na peça Marcha para Zenturo, atores do Grupo XIX de teatro (SP) e do Espanca! (BH) contam a estória de um reencontro, em uma festa de Ano Novo, onde dividem suas lembranças e refletem sobre o tempo: como eram, o que desejaram ser, o que se tornaram e o que serão. 
Horário: quarta a sábado às 21h e domingo às 19h
Duração: 1h20min.
Classificação: 14 anos
Apresentação: 29 e 30 de Janeiro 2011
Frito na Hora: é uma orquestra de percussão que trabalha a improvisação de músicos instrumentistas dirigida ao vivo e em tempo real. As músicas, criadas coletivamente, são resultado do diálogo e do gestual dos mesmos e da regente. A interação do coletivo com o público - momento e clima - assim como a exploração de ritmos tradicionais ou inventados, e do tempo, gera reações onde nascem novos ciclos musicais fortes e dançantes promovendo experiências únicas e imprevisíveis.
Horário: 21h e 19h, respectivamente.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa:  Livre
Apresentação: 05 e 06 de fevereiro de 2011
Show “Day By Day” de Luca Mundaca - é a mais recente de uma linha de grandes artistas da música brasileira que ganhou fama internacional, antes de se tornar conhecida no Brasil. Seu trabalho está presente em diversas coletâneas de peso, como a Putumayo Records, em filmes e seriados internacionais e na novela Tititi, da Rede Globo. Em 2008, sua canção "Há Dias" foi agraciada com o “Best World Fusion Song”, pelo Independent Music Awards.
Horário: sábado às 21h e domingo às 19h.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
PARCERIAS___________________________________________________________
O Verão Arte Contemporânea 2011 conta com os novos parceiros: Bar, restaurante e cabaré cultural Nelson Bordello, CentoeQuatro Espaço Cultural, Palácio das Artes, dDuck Club, Detono Graffiti, Fundação de Educação Artística, Fundação Municipal de Cultura, Inhotim, JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, Mini Galeria, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Museu Inimá de Paula, Oi Futuro, Teatro Alterosa, Teatro Dom Silvério e Teatro SESI-Holcim.
O projeto é idealizado e realizado pelo Grupo Oficcina Multimédia, com parceria da Mercado Moderno. O VAC 2011 é apresentado pela Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o valor de R$ 200.000,00, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura com o valor de R$60.000,00 e apoiado pela Belotur com o valor de R$ 15.000,00. As empresas apoiadoras do projeto são: Cinema Usiminas Belas Artes, Cinema Cineclube Savassi, Editora Lastro, Fundação de Educação Artística, Fundação Clóvis Salgado, Halt Gráfica, Krug Bier, Liberty Palace Hotel, MTV Minas, Museu Inimá de Paula, Oi FM, Oi Futuro, Sucos Disfrut, Advocacia Drummond e Neumayr, Estilista Virginia Barros, BHTrans, Estúdio Leroy, Casa de shows Contorno Mineiro, Restaurante Bem Natural, Restaurante João Rosa e Walkíria Vaz Gastronomia.
SERVIÇO _________________________________________________________
VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA CHEGA EM 2011
Data: De 15 de janeiro a 20 de fevereiro de 2011.
Eventos gratuitos: Mostras de filme e exposições
Preços diferenciados:

·      Exposição Novas Obras – Inhotim – R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)
·      Exposição: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)
·      Bar, restaurante e cabaré cultural Nelson Bordello - R$ 10,00 (preço único)
·      Café CentoeQuatro Espaço Cultural  – R$ 10,00(couvert somente em dias de show)
·      dDuck - R$ 12,00 (preço único), R$ 20,00 (consumação com nome na lista pelo site www.dduck.com.br)
·      Duelo de MC’s – R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Ingressos: R$14,00 (inteira) e R$7,00 (meia-entrada, através da exibição de identificação estudantil e comprovante de matrícula atualizado)
Informação para o público: www.veraoarte.com.br, (31) 8809-9792 e (31) 3227-7331
Patrocínio: Fundo Municipal de Cultura, Oi e Belotur
Idealização, realização e produção: Grupo Oficcina Multimédia
Produção: Mercado Moderno
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 26 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. http://www.oifuturo.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário